Você já deve ter ouvido falar ou até comprou uma geladeira com tecnologia Frost Free. Não faz muito tempo, elas não eram tão comuns e só mesmo quem tinha um poder aquisitivo maior é que poderia adquirir uma. O fato é que esse tipo de geladeira se popularizou e já está bem difundida no mercado, ainda que os modelos de degelo manual sejam um pouco mais em conta.
Quem já teve das geladeiras sem esse recurso sabe muito bem que, de vez em quando, ia-se formando camadas de gelo no interior do freezer e, se não resolvesse logo o problema, a camada crescia e engolfava até mesmo os alimentos que ali estivessem, chegando ao ponto de não ser mais possível fechar a porta do freezer. Sem conseguir fechar essa porta, o sistema todo de refrigeração era comprometido e, mesmo nas partes baixas do refrigerador, nada mais esfriava… resumindo: sua geladeira parava de funcionar adequadamente, a ponto de os alimentos não esfriarem e até estragarem rapidamente.
Então, surgiu a tecnologia Frost Free, que significa em português “livre de gelo”. Através de um sistema de aquecimento acionado periodicamente para derreter qualquer gelo que possa ter-se acumulado e de um ventilador que faz circular o ar frio, evita-se o acúmulo de gelo. Por isso, as geladeiras Frost Free não precisam ser descongeladas manualmente
Fala-se muito que a tecnologia Frost Free encarece o gasto energético. Bem, isso é relativo. De fato, a geladeira de degelo manual prevê na sua ficha técnica um gasto energético menor, pois a tecnologia é muito mais simples. Contudo, se não houver cuidados para se evitar o congelamento do freezer, ela pode passar a gastar ainda mais do que uma geladeira Frost Free, uma vez que o acúmulo de gelo pode forçar o motor a trabalhar mais para manter a temperatura desejada.
Além da possível economia de energia (a depender do uso), a tecnologia Frost Free também colabora para dispensar o usuário de ter que desligar a geladeira, esperar o gelo derreter, escoar a água e fazer a limpeza. Ou seja, também se trata de mais conforto em sua casa. Por isso, recomendamos a aquisição desse tipo de geladeira. Quando for comprar, fique atento para saber se o equipamento que está analisando contém a tecnologia Frost Free, assim você evita aborrecimentos futuros.